Shrek 5 e a polêmica desnecessária sobre o design de personagens
o apocalipse na internet aconteceu... E Ogro não pode usar piercing!
Se você não está vivendo em uma caverna na última semana, provavelmente viu o vídeo do anúncio de elenco de Shrek 5. O ogro mais amado por todos nós retornará às telinhas em dezembro de 2026. Porém, o que era para ser motivo de empolgação e alegria se transformou em polêmica e em uma enxurrada de reclamações por toda a internet.
Isso se deve à alteração do design dos personagens! É isso mesmo que você leu! Aparentemente, 99% da internet odiou esse novo visual. Mas é aí que eu me pergunto: será que é necessário todo esse estardalhaço do tuiteiro médio?
O design de Shrek 5 se assemelha muito ao de Gato de Botas 2: O Último Pedido, que também foi alvo de críticas pela mudança visual. Contudo, quando a animação foi lançada, foi amplamente aclamada pela crítica especializada e, principalmente, pelo público.
A maioria das reclamações que vi espalhadas por aí se resume a: “Parece que foi feito por IA” ou “A filha do Shrek está usando piercing!!! Aonde já se viu um ogro usar piercing??? Que absurdo!”. Ok, vamos lá então: é claro que o design ficou diferente, mas, ao meu ver, esse argumento de que parece que foi feito por IA não rola. Se formos olhar o vídeo com mais atenção, podemos enxergar o nível de detalhes e o carinho que os animadores estão colocando na animação. Percebeu as rugas no Shrek ou a barba branca do Burro?
E outra, gente… Venhamos e convenhamos: o design do Shrek ao qual estamos acostumados envelheceu muito mal. O último filme da franquia foi lançado em meados de 2010. Quinze fucking anos atrás! Era mais do que óbvio que os personagens iriam receber um “upgrade”, porque a tecnologia 3D evoluiu muito de lá para cá! Assim como o Imaginago explicou no seu vídeo mais recente… Tenho que desenhar isso para o povo do Twitter ou não??
Outro ponto de crítica sem nenhum sentido, na minha opinião: o tal do piercing da Sherekinha… É sério que a internet está dizendo que um piercing numa ogra não condiz com a realidade???? Meu amigo, estamos falando de uma sátira dos contos de fadas que a Disney produz! E, nessa sátira, UM BURRO FALANTE SE CASA COM UMA PORRA DE UM DRAGÃO E TEM FILHOS METADE BURRO E METADE DRAGÃO!!!!! SE VOCÊ QUER REALIDADE, ENTÃO VÁ ASSISTIR AO TITANIC AFUNDANDO, PORRA! NÃO VENHA EXIGIR REALISMO SE O UNIVERSO INTEIRO DE SHREK É BASEADO EM CONTOS DE FADAS E OS PERSONAGENS CANTAM “VIVA LA VIDA LOCA” NO FINAL DO SEGUNDO FILME!!!!
Vocês cresceram e perderam o senso lúdico de vocês, né? Só pode!
E é nesse ponto que eu concordo com a Ana Gabriela, da Newsletter Anaforismos. A nostalgia pode ser uma cobra mesmo. Porque, além de ficarmos presos em um passado (que foi bom, mas é passado), ainda podamos a criatividade do estúdio, porque o Carlinhos, de 30 e poucos anos, que já é um homem barbado, não gostou do novo design do personagem favorito dele e foi xingar muito no Twitter!
E isso tudo foi por causa de um vídeo de anúncio do elenco… Agora imagine só quando o trailer oficial sair… Vai acontecer o apocalipse!
Deus me dê paciência para lidar com essa galera chata da internet…
“todo mundo quer o retorno do passado para, de alguma forma, tentar transfigurar o que mundo NUNCA mais vai ser o que sonhamos, graças ao capitalismo.
—
no texto “A cobra da nostalgia”
Só tem uma palavra que define meu sentimento com as redes sociais nos últimos meses: preguiçaaaaaa 🫠
Kauê seu divo! Eu amei esse texto, amo quando você traz coisas assim com a super acidez e muuuuito obrigada ppela menção! Choveu notificação por aqui, rs. Ainda acrescento que o Gato de Botas utilizou das programações e designs 3D que simulam 2d, dada a influência da escola artística deixada brilhantemente pelo aclamado Homem Aranha no Aranhaverso. As pinceladas, estilos de pintura de Gato de Botas renderam críticas que foram engolidas dado que o filme além de bonito tem belíssimo roteiro e continuidade do universo do Shrek e do próprio Gato de Botas 1 (que nem foi tão bom, mas as pessoas não lembram). Eu não gostei de detalhes da animação, como o brilho e a polidez da textura dos personagens, mas é nítido que é preciso fazer com que eles envelheçam (pra que não vire um Malvado Favorito) e que os temas evoluam para os dessa geração (que não só mal conhece o ogro como precisa dessa perspectiva pré-adolescente pra se conectar), no mais, nada garante que será o mesmo design do filme ou que terá tecnologia no roteiro. Não espero muito porque, bem, você sabe minha opinião sobre as continuações excessivas, mas que a galera gosta apenas de RECLAMAR sobre tudo e qualquer coisa, é fato! Falo como reclamadora oficial. Texto excelente.