Vamos sorrir e cantar...
Minha singela homenagem ao eterno ícone da TV brasileira chamado Silvio Santos...
Se torna redundante falar de Senor Abravanel ou melhor dizendo, Silvio Santos. Um jovem camelô carioca que, não à toa, se tornou o maior nome da comunicação brasileira de todos os tempos…
É curioso o fato de que, a gente já nasceu assistindo o Silvio aos domingos. aquele homem de terno, com o microfone na lapela, um sorriso largo… E uma voz reverente que reuniu milhares de famílias ao longo de 60 anos de carreira.
Todo o mundo sabia algum bordão seu na ponta da língua : “Quem quer dinheiro?” “Agora é hora de alegria! Vamos sorrir e cantar. “ Olê! Olê! Olá! Silvio Santos vem aí!”.
Não tem como… São aquelas palavras que já vem com som na nossa cabeça…
Silvio Santos sabia se comunicar de maneira simples e para o povo simples num tempo onde a TV era algo muitas vezes restrito apenas para a elite brasileira da época. Foi visionário no quesito programas de auditório. Passou pela TV Tupi, Rede Globo, Record, TV S no rio, até finalmente fundar o Sistema brasileiro de televisão em 1981. Local onde a grande maioria de nós conheceu e assistiu o Silvio.
É engraçado pensar que, a minha vó nunca perdia um programa porque justamente, se sentia e realmente era parte daquilo… ela tratava o Silvio Santos como um amigo íntimo e claro, dava boas risadas com sua alegria e jeito único de animar e comandar o auditório.
Já eu, que nasci em 1998, tenho uma lembrança muito viva de assistir o “Bom Dia & Cia” religiosamente de segunda a sexta. Ele sabia da importância que os desenhos tinham para a criançada, e mesmo quando o CONAR proibiu a publicidade infantil na TV, Silvio bancava a manutenção dos desenhos no ar. Mais simbólico do que estar passando sábado animado no momento em que foi anunciado o seu falecimento impossível, né?
Não perdia por nada o quadro que ele tinha com a nossa pequena diva Maisa no programa dele… O “Pergunte pra Maisa” Nos rendeu momentos icônicos como esse aqui:
Do Jogo das 3 pistas até o jogo dos 3 pontinhos com os embates maravilhosos entre Mara maravilha e Lívia Andrade. Do “Show do milhão”, “roda a roda”, até o” topa tudo por dinheiro”. Silvio Santos era o Puro suco era o mestre do entretenimento brasileiro.
E como não falar do Teleton? O evento anual que arrecada fundos para AACD e ajuda crianças PCDS a continuarem os tratamentos e reabilitação de forma contínua…
Eu realmente poderia ficar aqui por horas e mais horas citando os fatos de um homem que conseguiu se tornar imortal nas memórias dos brasileiros! Acredito que, uma parte do entretenimento se vai junto com o Silvio… Porque ele não fazia televisão de um jeito comum… ele fazia Televisão do Jeito Silvio Santos de ser!
O homem que já abriu tantas portas da felicidade e gerou felicidade para tanta gente… agora tem um lugar garantido no céu só para ele ao lado de Hebe Camargo, Manoel de Nóbrega, Ronald Golias e tantos outros gigantes que fizeram história no SBT.
Obrigado, Silvio.
Que o doutor Sócrates possa confortar o seu “Coração Corinthiano “ Assim como você dedicou a sua vida para confortar os nossos corações durante 6 décadas trazendo amor e alegria para um povo tão sofrido e batalhador…
O homem vai, mas o legado fica!
Viva Silvio Santos!!!! 🤍
Para finalizar, deixo aqui a homenagem linda que a maisa fez para o Silvio no Instagram:
Silvio Santos vai ser para sempre nosso patrão.
oi kauê, seu texto tá maravilhoso. quando você fala sobre a sua avó é esta a sensação que eu tenho, de que lembrar do sílvio santos é lembrar dos nossos seres queridos, esse é o poder da boa tv, ser parte da família da gente. a minha avó não perdia um e adorava "os velhinhos se divertem".