O que é ser artista?
Hoje em dia, todo mundo quer ser artista, mas, poucos sabem o valor da sua própria insignificância...
Tenho pensado muito sobre algumas merdas que tenho visto na internet. Não que isso importe muito, na realidade, não importa nada… mas mesmo assim quero falar sobre…
Acredito fortemente que um dos problemas da minha geração é essa ânsia e necessidade de buscar a fama a todo custo… todos querem viralizar com algo, ser reconhecido e ter milhares de seguidores pra alimentar um ego frágil e bem fútil… - Ok, Concordo que me incluo um pouco nisso também!
Mas o que realmente tem incomodado a minha mente de artista (olha aí o ego falando de novo) é essa parada de se achar melhor que tudo e todos só porque o mano ou a mina produz algum tipo de arte, saca??
E o engraçado é que sempre vem com o mesmo discurso: “Eu sou artista… eu sou artista!” Tá bom chapa, eu também sou artista, eae??? Ninguém se importa com isso! A real é essa, meu querido!!!
Concordamos que, ter autoestima é importante pra caralho nesse processo! Porém, é necessário saber o Valor da sua própria insignificância! O mundo real tá pouco se fodendo pra arte que você faz! E dane-se se tu achou que as minhas palavras foram duras demais… sobrevivemos numa sociedade onde o capital gera capital, e até a sua arte gerar algum lucro para essa engrenagem pode demorar meses, anos ou não gerar absolutamente nada… vivemos no Brasil, e viver de arte no Brasil é extremamente difícil! (A não ser que você cante sertanejo, desafine em praticamente todas as notas, seja branco e um empresário milionário do agronegócio te abrace e esteja disposto a injetar dinheiro na sua carreira…) você se encaixa nessas condições acima? Não? Que peninha… boa sorte pra você amigão, porque tú vai precisar…
Quando comecei a rabiscar os meus primeiros versos há 9 anos atrás, pensava que poderia mudar o mundo com aquelas palavras e que todos bateriam palmas e me apoiariam incondicionalmente… que lindo, né?! Aham… corta para os dias atuais: nem meu próprio pai lê os meus textos!!! Olha que absurdo!!! Pera… será que é um absurdo mesmo?? Será que ele não me apoia? Ou será que ele só não tem o hábito da leitura? Tem tantas camadas para se pensar por trás disso… é injusto dizer que o meu coroa não apoia a minha arte, sendo que, ele mata e morre por mim!!!
(Pai, se por acaso você ler isso aqui, foi mal ter te usado como exemplo, tá? Muito obrigado por todo o apoio e suporte que você me dá ao longo dos anos… te amo muito! ❤️)
O meu coroa me ensinou uma lição muito importante mesmo sem saber: EU NÃO SOU UMA PESSOA ESPECIAL SÓ PORQUE TENHO UM DOM, UMA HABILIDADE OU UMA APTIDÃO ESPECÍFICA PRA ALGUMA COISA! E é nisso que essa geração peca! Se acham tão especiais que acabam vivendo em uma realidade paralela, onde na cabeça deles, o mundo gira em torno do próprio umbigo… e sinceramente??? Isso não é legal. Isso não é maneiro. Isso é só… extremamente deprimente!
Eu agradeço por saber onde o meu alter ego de escritor e artista começa, e onde ele termina… quando acabo de escrever, eu volto para a minha realidade comum. Boto os meus pés no chão e sigo a minha vida normalmente… sem exposição e alarde nenhum! A minha arte e os textos precisam estar expostos em algum lugar… isso é fato! Mas a minha vida pessoal é privada! E provavelmente, seja por isso que não gosto muito do Instagram…
Outro ponto importante que precisar ser mencionado: Eu não escrevo pra ficar famoso. Não faço as letras e poemas porque quero que o mundo inteiro me conheça - claro que, ser reconhecido pelo o que você faz é importante! Mas pra mim, não é o principal - eu escrevo e dou a minha alma pra isso porque é o que eu amo fazer! É o que me sustenta e me deixa de pé depois de várias merdas que já passei nessa vida… quero ganhar dinheiro com isso?? Claro que sim. Não vou ser hipócrita! Mas o meu propósito é muito maior que essa parada… é doloroso ver esse propósito esvaziando cada vez mais… a molecadinha se rendeu ao Trap com batidas repetitivas, mesma métrica e mesmo flow. Sabem de cor as letras do Veigh e do Kayblack, mas não sabem quem foi o mestre do canão. o Rap era compromisso na época do Sabotage… hoje em dia? Nem sei mais…
Mas no papo reto mesmo: cê faz arte porque cê ama? Ou só tá aqui pelo hype, pela fama e pela grana?
Outros textos :
Por isso que não dá pra perder de vista o mais importante: continuar fazendo por nós mesmos! Falou tudo 👏🏻
É muito pedantismo mesmo, Kauê. A realidade é que só vive de arte a turma que nasceu nas classes mais altas e tiveram o privilégio de acesso, investimento, tempo.